O jardim das borboletas de Asas Flamencas...


O místico é o que sente, quando se entrega a Deus na noite escura da alma. O alquimista é o que sente quando se entrega no seu laboratório à nigredo que não só contempla na "materia confusa" como vive na ansiedade da sua própria alma, tendo a noção de que é mesmo da sua alma que se trata e não de qualquer outra coisa, preciosa, eventualmente, mas exterior. Os que buscaram o ouro morreram sofrendo, sem ele. Os que buscaram a pura luz da consciencia atingiram a perfeição, ou ficaram a caminho dela.

Herberto Helder em ÚLTIMA CIÊNCIA (1988) anuncia a sua arte da roseira, a travessia que o afunda no real da palavra como o adepto se afunda no real da "imaginação verdadeira".

" Pratiquei a minha arte de roseira: a fria
inclinação das rosas contra os dedos
iluminava em baixo
as palavras.
Abri-as até dentro onde era negro o coração
nas cápsulas. Das rosas fundas, da fundura nas palavras.
Transfigurei-as.
....
-Uma frase, uma ferida, uma vida selada "



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 22:39:53
[   ] [ envie esta mensagem ]




Lacrado!

Green friends,

Como sempre, a coisa está fervendo por aqui, e nem vou falar de aquecimento global desta vez.
Vou recapitular algo que já comentei aqui para que todos lembrem: a nossa luta no ano passado contra o plantio de soja na Amazônia, que acabou resultando na moratória de 2 anos para a compra de soja produzida em áreas de novos desmatamentos. Isso após tentarmos, numa ação direta, bloquear o Porto que a Cargill construiu em Santarém de forma ilegal, sem análise de impacto ambiental, e sermos recebidos com muita violência. A história toda passa por mercado Europeu, ração de frangos do Mc Donalds e negociações com traders de soja.  Bem, isso tudo eu já tinha dito.
A boa nova agora é que no sábado último, 24/03,
o Porto da Cargill foi lacrado! Isso mesmo, fechado pelo Ibama, a pedido do Ministério Público local, pela falta do estudo de impacto ambiental. Para vocês terem idéia do significado disto, entendam um pouco melhor todo o estrago que a soja causa na Amazônia: a construção deste Porto, de vários silos de armazenamento, estradas clandestinas estão diretamente associadas à grilagem de terras, expulsão de pequenas comunidades de áreas usadas para plantio, inclusive algumas comunidades indígenas, e na minha opinião algo ainda mais repugnante: trabalho escravo. Existem dezenas de casos onde estas empresas citadas (a Cargill na maior parte das vezes) compraram soja de fazendas que utilizam trabalho escravo. Eu parei rapidinho de comprar Liza, Mazola, Soya e tantos outros, não quero favorecer este tipo de coisa. Será que o desejo da empresa de crescer e se estabelecer pode passar por cima de questões como essas?
Quer saber mais sobre isso? Leia nossa relatório
Comendo a Amazônia.

Estamos em permanente vigília e luta para mostrar (e tentar assim impedir) o que o governo tem feito em questões fundamentais da população: a comissão de biossegurança, CTNBio, está votando a aprovação de diversas espécies de milho transgênicos numa linha de produção que foi beneficiada pelo fato do presidente Lula não ter vetado uma vexatória emenda da MP 327 que baixou o quórum de 18 para 14 votos neste tipo de aprovação. Praticamente passou a enceradeira na pista de boliche... e não queria falar, mas a pontaria destas 14 pessoas anda ávida por derrubar os pinos, aprovando espécies que sequer foram testadas para consumo humano e possuem alto nível de contaminação. Tem uma grande quantidade de documentos sobre isso
aqui, para quem quiser se aprofundar no assunto.

Ainda no governo, a CNPE, formada por vários ministérios, ensaia uma reunião que pode trazer de volta a discussão sobre o uso de energia nuclear no Brasil, com possibilidades de construção de Angra 3 e outras mais. Para vocês terem uma idéia, os cerca de R$ 7bi necessários para finalizar Angra 3 poderiam ser investidos num parque eólico que produziria o dobro da energia daquela usina e geraria 32 vezes mais empregos. Claro, sem mencionar na questão do lixo nuclear, que até hoje é um grande problema. Fiquem de olho no
site do Greenpeace, a partir de amanhã ativaremos uma petição onde as pessoas podem enviar uma carta a estas autoridades.

abraços e beijos a todos!

Sávio Ponte Inkis
Greenpeace Brasil

Como sempre, caso não queira receber mais este e-mail (que não é o newsletter oficial do Greenpeace, mas algo que faço diretamente com meus contatos), é só mandar um reply pedindo para ser retirado, OK?
Também vale indicar outras pessoas, é só pedir pra me mandarem um e-mail solicitando o ingresso na lista.



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 22:20:16
[   ] [ envie esta mensagem ]




A casa

A casa , como o templo ou a cidade, pode simbolizar o centro do mundo, o coração do universo.Pode ser quadrada, como a casa chinesa, ou a árabe, sendo que nesta o verdadeiro centro é um pátio interior, com um jardim ou uma fonte que evocam o paraíso primordial.
Também nos textos budistas e taoistas, o corpo humano e a casa surgem identificados, como centros subtis da vida e da criação.Na roda da vida tibetana o corpo é figurado por uma casa de seis janelas .
Segundo Gaston Bachelard, o autor que mais deve ser lido para o conjunto do imaginário do fogo, da terra e do ar, a casa representa o ser interior; os andares, a cave, o sótão, serão os vários estados de alma. A cave é o inconsciente, com a sua carga de nigredo, de negro de alma , própria do fim ou do recomeço, pois sabemos que cada étapa final permite e indica um recomeço, na obra do alquimista. O sótão pode representar um momento de sublimação espiritual.
Mas a casa é mais ainda:é um símbolo do feminino, um espaço fechado de protecção, como um útero,ou o colo materno para a criança pequena. É o refúgio ansiado.
Dentro da casa e conforme as várias situações podemos ler/ver diferentes graus de evolução espiritual; a cozinha é alquímica por excelência, ali se prepara o alimento, ali se cozinha (se transforma) a matéria da obra que é precisamente a alma humana.

O que é a casa / prisão?/O que é a casa / refúgio? / O que é a casa/ razão / ou subterfúgio ? In PERTO DA TERRA (1984)


Q'une place soit faite à celui qui approche,/Personnage ayant froid et privé de maison ./Personnage tenté par le bruit d'une lampe,/ Par le seuil éclairé d'une seule maison./ Et s'l reste recru d'angoisse et de fatigue,/ Q'on redise pour lui les mots de guérison./ Que faut-il à ce coeur qui n'était que silence,/ Sinon des mots qui soient le signe et l'oraison ,/ Et comme un peu de feu soudain la nuit,/ Et la table entrevue d'une pauvre maison ?
" Yves Bonnefoy, in VRAI LIEU .

 


Yvete C



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 22:12:28
[   ] [ envie esta mensagem ]




O vinho a vinha ...

A "metáfora verdadeira" ,na acepção de Bachelard,é verdadeira duas vezes:" verdadeira na sua experiencia e verdadeira no seu élan onírico". E refere como exemplo a "vinha alquímica", que tanto pode ser uma experiencia do reino vegetal, palpável, como um sonho de transformação do vegetal no mineral ; da vinha poderá assim fazer-se a uva, ou um rubi, um moscatel ou um crisópraso, como se vê na obra de Huysmans.
Há uma transitividade própria da experiencia do real e do sonho.E o que é o vinho, neste caso?Diz Bachelard: "o vinho é um corpo vivo onde se equilibram os espíritos mais diversos (eu gostaria de acrescentar complementares) os espíritos voadores (eu diria voláteis) e os espíritos ponderados (eu diria fixos, como dizem os alquimistas, ou amadurecidos ), conjunção de um céu e de um terreiro (entenda-se um céu e uma terra, como no dizer chinês)...o vinho segue, amadurecendo, o ciclo das estações e assim encontra a arte mais admirável:a arte de envelhecer". Bachelard dixit, interpretando os textos dos poetas e prosadores literários mais próximos do imaginário alquímico, que hoje em dia nem aos cientistas será estranho, como o foi no tempo em que Bachelard escreveu.

"Tudo é menos do
que é,
tudo é mais."
O sonho alquímico ajuda a que se veja mais.
Mas nem toda a vinha oferece um vinho de amor, como no Cântico dos Cânticos.

 




o Invisível
desafia
o vento,

tu lês,

os Abertos trazem
a pedra atrás do olho,
ela te reconhecerá,
no dia do Sabbath. "

Yvete C.

 

 Em presente recebido por email pelo brujo André , que sempre atenciosamente indica jardins de sabedoria . Que arrumou um relógio dele de 26 horas , só pra dedicar 2 horas aos amigos . Obrigado pela supervisão do meu caso rs . Voce é incrível !

 

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 22:12:07
[   ] [ envie esta mensagem ]




"quanto mais sensível a planta ou o homem, tanto mais rapidamente ele absorve as

impressões que as circunstancias ou situações provocam. È tudo uma questão

de vibrações, uma  questão de respostas a vibrações"

Luther Burbank 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 00:15:56
[   ] [ envie esta mensagem ]




A Agua- alquimica

 

"De todos os elementos, o sábio tomará a água como sua

preceptora. A agua é submissa, mas conquista tudo.

Apaga o fogo e, vendo que pode ser derrotada, foge como vapor,

tomando nova forma . Carrega a Terra macia e ,quando é desafiada pelas

rochas, procura um caminho a seu redor... Satura atmosfera de modo que

o vento morre. A Àgua pede passagem para os obstaculos com uma humildade

quase enganadora, pois nenhum poder pode impedi-la de seguir seu caminho traçado

rumo ao oceano"

Texto chinês do século XII

Na alquimia, a água é considerada o Primeiro Principio,

aquilo que esta subjacente a todas s coisas.

A vida apareçeu nela, confirma a ciencia e o Ùtero, nos desenvolvemos

para depois encontrar os outros elementos Ar e Terra.

Assim a agua se torna o mais estável e primordial dos elementos.

Representa a fertilidade,  sabedoria , a vida espiritual,a eternidade, a pureza.

E também representa as emoções profundas e as reações sentimentais num grande

leque , que vai dos medos e as paixões compulsivas até o amor livre de apegos e

o amor Universal.Esta conectada com  o processo de consientização, através dos anseios mais

profundos da psique...

Deixe fluir... não alimente seus medos, e siga sua onda de consciencia ...



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 00:15:49
[   ] [ envie esta mensagem ]




"O ser se entrega, se integra , se reintegra no Fluir Cósmico

onde tudo repousa , flui, vibra, sorri e dança.

Desapareçem as polaridades, os opostos se complementam,

os antagonicos se nutrem entre si.

Tudo torna à Unidade ,à Divindade da qual nada existe."

texto Zen.



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 00:15:40
[   ] [ envie esta mensagem ]




Forma e Poesia

 

 

 

Eu adoro a argila

Que aceita e confia na poesia,

na revolução da minha alma

na luxúria da criação

na ansiedade solta em vigorosos toques

permitindo o conteúdo das expectativas românticas

em toda a forma alcançada

Por entre as mãos tão vivas...

que atuam pela sensibilidade da alma

que tocam a terra fria envolvida pela pele quente

E assim vivo a descoberta

através do mistério de luz e sombra,

da plenitude da  Terra no instante interminável

Onde o reencontro constante do passado e o futuro

estão presente em minhas mãos ...

Gre Gaia Lee



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 00:15:33
[   ] [ envie esta mensagem ]




Aula Shiva Flamenca ...

Ai santa Sarah ,o que aconteçe??

A aula foi um espetáculo a parte ,

A Iracy como sempre uma fofa , deu hoje uma aula de castanholas seguido de sevilhanas, e martinetes.

Bom no fim da aula ela trabalha 2 músicas enfatizando a expressão corporal, braços e mãos.(é a parte que

mais gosto da aula, expressão e intensidade)

Bom, exceto hoje onde eu parecia estar numa apresentação de dança indiana em saudação a Shiva (rs)

Totalmente descordenada (muito mesmo) .

E como levo a sério a dança eu ia ficando P da vida,

e quanto mais p da vida ficava mais desconcentrada e descordenada eu ficava...

 Merda.

De repente as meninas olhavam para o espelho e depois pra mim. Pronto.

Agora eu era a louca flamenca , fazendo uma dança esdruxúla.

resolvi relaxar, e estilizar a palhaçada ,dane-se.

assumi o espetaculo indiano em meio a Sevilha rs.

Percebi que as meninas só estavam esperando eu

dar o play para soltar o riso que seguravam, e a Iracy idem. 

Bom depois da palhaçada toda não é que concentrei  gente... rs

Papelão!!! Pronto agora sou o Shiva do Flamenco de Alhambra.



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:24:36
[   ] [ envie esta mensagem ]




Da lavanderia para a cozinha ...Momentos

Então eu paro para sentir o odor daquelas flores...

e quando abro os olhos ainda suspirando o aroma doce e amplo

 meu olhar fotografa um raio de Sol

incidindo sobre a janela de vidro , formando um lindo quadro no ar ...

 

Como é linda uma janela de vidro ...

Grê Gaia Lee

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:24:32
[   ] [ envie esta mensagem ]




Os por quês de Virgem - Carta a minha irmã

Na cúspide dessa nova era, milhões de pessoas

escrevem em blogs, sites, etc.

Eu sou sim artística, psíquica, romântica ,e espiritual.

Tento constantemente, equalizar minha polaridade virgem-peixes com a

eloquencia leonina, e um blog diário é um ótimo meio para deixar fluir meu Mercúrio

ou minha auto –expressão.

Com rédeas soltas a imaginação e a natureza fantasiosa, crio, mergulho, lembro e assim sou um fogo em expansão ,

 deixando a inspiração transpirar e quase intuitivamente vou entretendo e curando as emoções ,

 os sentimentos e toda a inquisição que enclausura algumas decisões e opiniões intituladas por alguns como heresia.

 Cada dia percebo o quão impressionante e mágico é essa coisa de interpretar o que se sente, o que se vê ,

o que se toca , o que se ama, o que se deseja e toda a arte de viver.

Sem controlar e nem ser controlada por nenhum ambiente ,visitando todos os cenários presentes do seu Universo interior,

estando  receptiva e integrante em cada momento enquanto atuo conscientemente em cada escolha.

 

E sem perder a poesia , aprendo também a cada dia, afiar a espada da discriminação e discernimento

para saber interpretar  todo o magnetismo e encantamento que o

mergulho na aventura do dia a dia nos presenteia.

Beijo na alma.

Grê

 

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:24:27
[   ] [ envie esta mensagem ]




As moradas do Castelo

Olhos marejantes e uma seleção de músicas especiais

Uma mistura de paz e ansiedade tentam distinguir uma visão

real de uma visão imaginária do que foi nossa história.

Conscientemente recomendo á direção deste momento,

a coragem como a  virtude principal,

 para que eu  possa  ,mergulhar , desvendar os segredos do Castelo,

 e por fim atingir a  sétima morada .

Aqui  as  sete moradas são os sete chacras que

vivem redimensionando minha energia desde que você chegou ...

Em cada uma das seis primeiras moradas encontro uma porta fechada e um

guardião.

Os guardiões são as faculdades , os sentidos ,a mente , as emoções

os sentimentos.

A paz e a tranqüilidade moram na sétima sala.

Onde não existe uma porta real

entre a sexta e a sétima câmara,

e tudo o que eu desejo é a harmonia.

Quero entregar rendida as mentes e as vontades de todos os meus vórtices cheios

de desejos seus .

Me rendendo eu chego a Paz.

Por que a paz quer me fazer feliz.

Por que ela dissolve os receios, provê as necessidades,

e assim o romance divino

termina com um final feliz.

Grê Gaia Lee

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:24:22
[   ] [ envie esta mensagem ]




Pequeno grande espaço

“No centro do Castelo de Brahma

Nosso próprio Corpo,

Existe um pequeno santuário em forma de flor de Lótus

E dentro deste há um pequeno espaço

Precisamos descobrir quem aí esta e

Procurar conhece-lo... pois o Universo inteiro

Esta nele, e ele esta em nosso coração.”

Chandogya Upanishad



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:24:17
[   ] [ envie esta mensagem ]




Revelação

 

Mas que anseios são esses

Que por vezes te agitam

como se escondessem.

Em sonhos que nem voce mesmo

sabe como são.

Grê



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:09:06
[   ] [ envie esta mensagem ]




HELENA KOLODY

 Na minha ignorância eu nunca havia ouvido o seu nome. Conheci-a como um presente de um amigo,  Samuel Lago, um livro  de poemas. Comecei a ler sem muito interesse e foi amor à primeira leitura. Sou como aqueles poemas. Li os poemas e senti o espanto de me descobrir.  O poema me diz.  Diz o que eu já sabia sem saber. Bem disse Bernardo Soares que “arte é comunicar aos outros a nossa identidade íntima com eles.” Meu rosto aparece refletido no espelho de vidro. Dentro dele, do espelho, vejo diariamente meu rosto  conhecido. Meu reflexo não me surpreende. Mas o poema é um espelho onde a minha alma, desconhecida,  aparece refletida. Espanto-me. Nunca me havia visto assim. O poema me mostra a beleza da minha alma – que eu não via. Por isso a poesia é salvação. Na minha solidão dou-me conta de que existe uma outra pessoa cuja alma se parece com a minha. Fico grato porque tal pessoa existe. Minha solidão se transforma em comunhão.  (Rubem Aves)

DOM: “Deus dá a todos uma estrela. Uns fazem da estrela um sol. Outros nem conseguem vê-la.”

IGUALDADE ESSENCIAL: “Não és maior que o teu irmão. Soubeste germinar, como um grão de mostarda, crescente e vicejaste, ufano e triunfador, enquanto que ele, tímido, ele, desconfiado, ele, fraco talvez, conservou em segredo a sua força latente.”

REZAM MEUS OLHOS: “Rezam meus olhos quando contemplo a beleza”.

A BELEZA: “A beleza é a sombra de Deus no mundo.”

MANEIRAS DE SER: “Os que são raízes amam as profundezas. Crescem em segredo em busca de fontes. Os que são asas inquietas anseiam por amplidões. Desenham signos de vôo no azul do sonho infinito.”

CICLO: “Do telhado, solitário, sempre, um corvo centenário observa o pátio de escola. Há um século, vive cheio de meninos em recreio... Como a vida não varia! Claras risadas amenas e sempre os mesmos brinquedos. Mudam os rostos apenas...”

SABEDORIA: “Tudo o tempo leva. A própria vida não dura. Com sabedoria, colhe a alegria de agora para a saudade futura.”

( Poemas selecionados – Helena Kolody, Editora Positivo, Curitiba ).  trechos selecionados por Rubem Alves



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:08:27
[   ] [ envie esta mensagem ]




Grê Babette

A cozinheira feiticeira que transformava  corações azedos e amargos em corações doces de crianças.

- Mãe, o que eu faço pra Gi ficar melhor ? 

- Tenho feito a comida que ela gosta, dou bronca, implico mas sempre digo que a amo e que é para o seu bem. 

- Filha voce esta parecendo a Babette  .Sempre preocupada em consertar a vida com cores ou sabores...

-Mãe , eu to falando sério.

- Filha , eu também. Neste caso voce sabe melhor que eu como adoçar sua irmã.



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:07:16
[   ] [ envie esta mensagem ]




Estações dos Sentimentos



Com um guache branco numa folha branca eu pinto o começo e o fim.

Com todo o cuidado de não colorir mais nada , nesta tela sem fim.

De toda a vontade escrita em carmim como  uma passagem sobre  o Verão

Onde a primavera mal se despedia com a romantica e fiel prosposta de florir e inundar

de cor toda a próxima estação.

E ali mesmo nasce o verão, que queima, arde , intensifica sabendo que no fim, rasga toda poesia da já passada da estação.

Torrentes de chuvas entre trovões e altas escalas musicais compõem a trilha que intimida e expande a paixão que envolve

os desejos do corpo, que enebria o controle da emoção.

O Verão é tão pleno de si, que se permite esqueçer que o amanhã, tem uma proposta.

Que a próxima estação não acredita em apostas .Que a próxima estação fere a primavera e

definitivamente encerra o Verão.

...Outono , que quieta e decidida arranca sem olhar pra trás

as folhas que até então douravam sobre a luz do sol e prateavam na luz do luar.

Ressonavam a emoção quente do contato e da vontade da minha pele na sua. 

No outono resolutivo das perguntas plantadas na areia, o vento leva junto com as folhas as respostas

das possibilidades floridas .

 Prepara a alma para a partida , porque sabe que  o Inverno inibe as despedidas ...

O inverno é tão silencioso que não permite oscilações de temperatura.

Prefere assim por dizer, ser frio. Por que no inverno a euforia das coisas deve morrer.Deve respeitar o

casulo restaurador e essencial de todo ciclo que flui ...

Nascimento , Crescimento, Amadurecimento , Morte e Renascimento

E tudo que o Outono traz na sua sabia e certa dureza, é que o inicio pode ser o ponto de partida. 

 Que no inverno a morada da alma , sabiamente seja aquecida e que  esteja preparada .

Pois a Canícula que estende o Verão é visitada pelo inverno. E só evolui se tiver integrado a

verdade do  ciclo das estações da alma.

Grê Gaia Lee



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:06:45
[   ] [ envie esta mensagem ]




Jasmim ao som das estrelas

Mon coeur t'a pris affectueusement les étoiles...

 Meu coração  te levou carinhosamente as estrelas...

 Porque os sentimentos mais nobres , geralmente ficam longe dos olhos.

 Num lugar do coração onde as pétalas de jasmim chegam para visitar a alma...

 Decididos e plenos de força.

 Especiais como um amanheçer numa montanha sagrada ,dos mistérios não conheçidos.

Grê Gaia Lee

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:54:13
[   ] [ envie esta mensagem ]




Dançando a vida...

A bailarina orienta com suas mãos a força radiante espiral, o ativo e o passivo, possuidor

cada um deles de uma polaridade dual ...

 

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:53:45
[   ] [ envie esta mensagem ]




Sua ultima Lua...

Racional ou não

O fato é que  

Minha emoção ganhou uma razão.

Te deixou no deserto ,

Ou deixou o dragão voar pro Norte então.

Iluminou a chama dourada de toda a vontade que te queria

Jogou as cinzas no Abismo da Ilusão.

De onde voce não volta, de onde voce não existe para ganhar,

Rosas ,cheiro, e meu intenso jeito de te gostar ...

De onde todo nosso pouco tempo, fica numa esfera , num raio de extensão

que decidi não mais tocar...

Assim, hoje lhe entrego a despedida do meu  Luar ...



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:53:37
[   ] [ envie esta mensagem ]




Parcas

O silencio falante tem me instruido muito em relação aos mistérios

dos segredos e da sua estrutura.

As parcas , dententoras do poder absoluto sobre o destino dos humanos, sempre

despertam a atenção para o principio ativo, a ação, e o resultado .

O tempo é um momento continuo,um eterno instante, apresenta-se como triplo:

Passado , presente e futuro.

Essa triplicidade extraordináriamente antiga,expressa o eterno ciclo

do inicio, plenitude , e fim nas qualidades iniciadoras,realizadoras, ou destruidoras,

Virgem, mãe e ançiã.

Assim como uma deusa Lunar Artemis pós Vênus, o ciclo me continua protegendo, integrando a Natureza

essencial da Vida e dos sentidos, e  o Feminino em sua expansão.

Que sem procurar mais nada , não se divide entre o sujeito e o objeto da procura.

E mergulha no inicio da Vida e do desenvolvimento ,onde se recolhe entre frutas ,sementes, flores ,e cristais ,

em todo o intermédio entre o espirito e a matéria. Entre o visivel e o invisivel ...

No silencio que contempla e observa o conteúdo intimo que

conheçe meu coração, e toda a verdade além do véu de luz ,que esconde

dos olhos não preparados a manifestação do sagrado, do incompreensível,

do incognoscivel.

E vive hoje com maestria a certeza de que não prescisa de tanta orquestração para entoar sua melodia.

Atávicamente funde a experiencia com a Totalidade numa dança que equilibra a antes tumultuada

e tensa polaridade.

E com desapego curiosamente lança ao cosmos a pergunta que não silenciava

Das Parcas o que era voce, Cloto (a tecelã), Laquesis (a mediadora) ou Àtropo (a cortadora) ?

Grê Gaia Lee

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:53:22
[   ] [ envie esta mensagem ]




Antitese de Marte

Surge em meio as espumas do infinito Oceano

E expressa as forças irreprimíveis da fecundidade

no desejo apaixonado que envolve os seres vivos.

Tem a força das a feras que a escoltam ,

e que atiçam o desejo nas suas entranhas

levando-a te procurar nas sombras dos vales ,

nas montanhas ...

 Grê Gaia Lee



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:52:10
[   ] [ envie esta mensagem ]




Diamantes

 

 

Com a mão direita penso segurar a lança que aponta para o chão trazendo a consciência da Terra,do concreto, dos atos... A lança de uma guerreira , rematada com um cristal brilhante , um diamante ,que traz a luz mais sublime e pura  ao mesmo tempo que seu elemento vem de um lugar profundo e escuro.

A natureza  me mostra neste devaneio uma lição de continuidade , o mais denso e o mais espiritual não estão separados; um vive no coração do outro e vice versa.

Numa atitude receptiva  permito ser um canal para as forças da vida.

Sinto-me nas montanhas, num bosque onde as arvores mostram suas raízes, e sugerem que que os mistérios da natureza e os fundamentos da existência estão disponíveis para quem esta em contato com sua natureza interior.

E descubro que que só quando permito que a vida flua através de mim, consigo me harmonizar com o Universo e me alimentar do equilíbrio. E assim percebo sem ansiedade a participação das materializações do processo de criação, sem fazer nada , realizo.

Conectada ao mundo das sensações físicas internas, entro em profundo contato com meu corpo,sem mente , sem emoções , sem desejos . Transformo e cresço ...

Grê Gaia Lee



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:52:02
[   ] [ envie esta mensagem ]




Melão quase um palavrão.

Esperando que o pai a levasse no lugar prometido já a um tempo,

e como toda escorpiana ansiosa ela chega logo que tem a oportunidade com o pé na porta .

- Oi pai, é hoje né, que voce vai me levar no parque da Monica?

- Não Jade , hoje não vai dar. A semana que vem o papai leva .

Ela P da vida , com um olhar fuzilante .

- È pai , voce é mesmo um melão .

Nem me meto neste momento , mas tive que segurar a risada, no mesmo instante

em que tentava descobrir o que isso significava.

- Melão Jade ? voce esta louca ? o que é isso filha... (diz o Antonio)

-Pai, quer dizer que voce mela as coisas que combina. Então voce é um melão .

 Quem pode com estas crianças ? rs

 Mas eu estou com ela e não abro . Melão ... È isso .

Prometeu ... cumpra.

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 00:37:40
[   ] [ envie esta mensagem ]




Amor e sendo ... amor

 Entre os gregos antigos , havia três nomes para Amor:

Eros, Filos, e Àgape.

Eros é um amor baseado na dependencia:

"Eu preciso de você e eu o amo"

Filos é um amor baseado na segurança:

"È seguro e eu o amo"

Àgape é a maior forma de Amor.

È um amor que cresce incondicionalmente e que é

dado espontaneamente:

"Eu o vejo e o amo"

Então seja qual for o seu amor ...

Cuide de bem dele. Sinta. Deixe ser...

E simplesmente ame.



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 00:37:30
[   ] [ envie esta mensagem ]




A essencia serena que molda a bailaora flamenca...

A alma da argila aproxima minhas mãos da peça.

Com cuidado e respeito deixo a alma da Terra guiar as minhas mãos que

dançam sobre a calma e refrescante argila, e que contribuem para o

nascimento de uma bailaora flamenca.

A ansiedade é sempre companheira dos meus olhos atentos e encantados

sempre que as mãos sabem que é o momento de parar,de descansar e constelar

as novas formas e expressões da escultura.

Eu posso dizer que minhas mãos escrevem uma poesia sem palavras, que compoem uma melodia

sem notas , que  dançam sem movimentos e que hipnotizam meus olhos ...

enquanto minhas mãos pareçem não pertencer ao meu corpo, e que estão ali só para atender

a uma essencia.enquanto cubro com panos molhados a essencia que ali existe.

Sim essência ; me use .

 Abuse de mim. Roube minhas mãos .

 Me ensine a compreender a calma que existe em cada toque sentido da argila,

 no meu intranquilo coração.

Grê

 

 

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 00:37:23
[   ] [ envie esta mensagem ]




Mágicas Mulheres

 Todas as mulheres são magicas.

 A magia nos dá a capacidade de criar e transformar nossas experiências de vida.

 Pratique sua magia conscientemente .

Com a nossa magia interior viemos trazer ao mundo encanto , beleza e amor ...

Não leiam este texto com um pensamento de caça as bruxas ;e sim com o de integrar o melhor da mulher

em voce,sua rica e vasta holografia, sua essencia cósmica iluminada e espiralada.Sua força única.

Expresse o que voce sente , sem medo .

Não se sinta impotente diante de um desafio, escolha com amor ,independente do quão racional tenha que ser.

Ao mergulhar na magia iluminada da vida e de suas  facetas podemos exorcizar a Bruxa da lua negra , onde

reside o lado escuro, sombrio, astuto e fazer da experiencia nesta existencia, como mulher uma dança

maravilhosa.



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 00:37:16
[   ] [ envie esta mensagem ]




Tensões dos opostos

A vida flui através de tensões dos opostos.

O envolvimento é uma coreografia, uma dança.

Por se moverem no mesmo ritmo, tocar –se delicadamente é uma maneira de deixar a harmonia presente.

Como se aprende a dançar?

O que nos faz hesitar e tropeçar ?

O medo , esse é o grande obstaculo .

È a falta do medo que nos impulsiona em direção á dança.

E o medo só pode ser eliminado através do amor. Quando o coração

permite o amor, ou esta cheio dele , ele não hesita e assim não abre espaço

para o medo , a dúvida.

A verdadeira segurança não esta em se apoderar, possuir , exigir ou criar expectativas,

e acho que  também nem em ter esperanças.A segurança não esta em olhar com nostalgia o passado, e nem antecipar com medo o futuro.

A única segurança é vive-lo no presente e aceita-lo como esta neste momento.

Dance sua música , envolva-se com sua melodia.

Grê

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 00:37:10
[   ] [ envie esta mensagem ]




Música e viagem ...

http://app.radio.musica.uol.com.br/radiouol/linklista.php?nomeplaylist=002897-6<@>Recollection&opcao=umcd

Tái uma banda que eu adoro, Napolittano com sua voz única traduz nas melodias força,e nos acordes

toda a ritmica de um som muito expressivo convidativo a uma viagem ...

Concrete Blonde assinou muitas trilhas sonoras de viagens alucinantes e cheias de terra, mar ,floresta, pedras e boas vibres.

O tempo passa, e hoje olho na caixa de fitas velhas,as velha de guerra do Concrete,que não saiam do toca fitas, ao lado dos cds da banda que me remetem a lembranças deliciosas.

Então coloco pra escutar o cd, e deixo aqui a dica pra voces ...

Vai viajar de carro ,sozinha (o) aumenta o som e pé na estrada .

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=Us3fYk8Q5-o&mode=related&search  -Mexican Moon

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=GAj8irmpPOg&mode=related&search - Joey

 

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 00:37:05
[   ] [ envie esta mensagem ]






Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 01:07:23
[   ] [ envie esta mensagem ]




Flamenco de corpo e alma ...



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 01:07:16
[   ] [ envie esta mensagem ]




As varias etapas da descoberta...

- Grê relaxa ...

Ai puta merda porque eu não escutei isso antes .

Agora ferrou , tô tensa.

Se eu decido eu sou a louca, se não decido sou retardada. Coisa essa hein...

Caramba, eu nunca imaginaria aos 20 que aos 32 eu estaria fazendo tudo do jeito que estoufazendo agora;

Não que  eu não goste , pelo contrário, gosto desta fase. Mas pelo amord este 3.2 esta tão exato, tão cheio de informações

Tão cheio de emoções e sentimentos. Cheio de decisões, de perdas e ganhos, de criatividade, de paixão de força.

Misturando tudo isso num liquidificador acho que crio um bom elixir. Mas os elementos separados me deixam um pouco atordoada.

Sim,decido que quero retomar a minha vida de uma maneira ùnica. A partir de então, o

cosmos, os planetas, as galáxias, as fadas, os elfos, as salamandras,resolvem se unir e trazer esse instante .

Saio do casulo e enquanto minhas asas ainda se desenrolam buscando a expansão e a força momento meu coração é tomado ,

meus sentidos dominados, mudo de ap, decido não fzer a cirurgia, decido deixar tudo o que não me faz bem pra traz,

retomo a dança, volto a fazer arte, volto a cantar , volto a escalar, volto a ser Gaia, fico mais mãe , fico mais mulher e mais

um montão de coisas.

Nisso tudo prospostas vem chegando numa velocidade surpreendente (putz como eu esperei a tempos atrás toda essa

dinamica) , e agora que veio , eu estou precisando de muita disciplina e coragem.

Bom coragem nunca me faltou , agora disciplina Hummmm este é o problema.

Quando consigo pegar minha agenda e separar com todo cuidado "tempo pra dançar" , "tempo pra cantar",tempo pra fazer arte", tempo pra cuidar da casa" ,tempo pra cuidar de mim", tempo pra ser a melhor mãe", tempo pra me apaixonar",tempo pra faze tudo direito"...

Recebo um bombardeio de novos desafios, de novos projetos ... eu quero todos eles ...

mas não dá para esperar né?  Poxa minha agenda continua tendo só 24 horas. 

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 01:07:06
[   ] [ envie esta mensagem ]




Amigos.com

Estou escrevendo sobre o episódio de ontem , com o Shuê, e toca o celular ...

Quase não consigo atender porque ele estava no quarto.

È o Klaus.Observem como as coisas são maravilhosamente especiais no Universo, acabo de escrever sobre a saudade do Glauco(seu irmão) . E no mesmo instante o telefone toca.

-Oi Greicinha ,como estão as coisas por aí?

-Tudo bem Klá , as coisas estão se encaminhando.

-Grê quem faz aniversario depois de 20 de Outubro é o que?

-Ai caracoles Kláaaaaaaa, não acredito. Parabéns....

-Vou ser pai, estou muito , muito feliz...

Klá, todas as sintonias de Luz, amor ,paz e harmonia pra voçê , pra Flávia e para o bebê.

Como te disse no telefone , Ganhei o dia... Estou muito emocionada ...

O Klaus é um charuteiro (butequeiro rs)

Pode trazer o charuto , que eu levo o vinho. rs. Vamos celebrar...

Depois da alegria dividida com carinho , a gente retomou o assunto sushi ...

- Grê ,então a gente combina um dia a noite para fazer aquele sushi que voce prometeu ...

- AHHhhh, te peguei ... (eu disse a tempos atrás que ele tinha todos os apetrechos de sushi man só que não enrolava

e nem temperava nada rs)... e hoje vem a confirmação... rs.

Combinado , o combinado, um barco especial com sushi e muito astral ...

beijo no coração Klauzito... Que venga lo russito ... rs

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 14:21:28
[   ] [ envie esta mensagem ]




Shuê

Hoje tenho um certeza, esse céu que me acompanha todas as noite , me protege , me educa, me tranqüiliza ,me faz imensamente feliz.

A noite esta cheia, a lua é nova , mas as estrelas ainda que esparsas neste cielito de são Paulo que não permite muitas viagens brilham com força  .

Mas a viajem hoje consiste em estar no lugar , e momento certo. Mesmo eu achando a principio que este é o ultimo lugar que eu deveria estar ...

Depois de pensar e repensar o que eu deveria fazer na festa de lançamento do novo vídeo da Oakley , de ficar pensando se vale a pena eu atravessar a cidade para o evento que “ tem mais loucura que material “ rs . Vamos lá .

Minha passagem aqui pela Terra , alem de ser uma passagem super-ativa, é uma passagem abençoada por pessoas especiais , lindas e cósmicamente repletas de boas vibres e sintonia.

Neste domingo em Campinas , quando encontro em um evento o irmão de um amigo muito querido e especial e é lógico que rasgo a seda dizendo “- fala para o seu irmão me ligar e me visitar “. E recebo um;  lógico  Grê , o Shuê sempre fala em voce.

Fico com uma saudade imensa desse amigo ,que pra vocês terem idéia , ele morou fora durante uns 3 anos , depois ficou no sul mais uns 2 anos , e sempre... sempre que eu precisava ou tinha saudade dele , chegava uma carta , um postal, fotos ou ele ligava .Num passe de segundos . Nós temos uma telepatia excepcional.

E lá vou eu , cabelos ao vento ,  eles estavam lindos cacheados e esvoaçantes ontem rs) a sede da Oakley .

Entro e já escuto aquele hip –hop e logo penso ; - Merda .

Desço a rampinha em direção ao salão e ...

Shuê na rampa ...

Ganhei o dia ... Se tivessemos marcado não ia dar certo.

O Shuê , é um libriano , ascendente em peixes e a lua em leão como eu.

- Ah seu filho da mãe ,picareta .Que saudade .

- Ô Grê ...

As pessoas iam passando , nós comprimentavamos , enquanto iamos lembrando das viagens , das pessoas em comum ,do tempo em que trabalhamos juntos, do tempo da escola, de toda a amizade .Conheço o Shuê só a 15 anos ...

O Shuê sempre me deu os melhores conselhos. As piores broncas. Com toda a paciência , o humor inigualável , e o jeito de gesticular enquanto fala que é engraçadíssimo.

Putz , Shuê  como é bom encontrar você. E saber que esta bem .

To te esperando aqui em casa .

Antes de ir para as Maldivas . Vou juntar  as moedas ,pra ir junto (rs)

- Grê , voce esta estressada, to indo para

As Maldivas semana que vem  numa expedição de surf. 10 dias de barco, paraíso , e natureza, amiga  voce precisava de um pouco de relax ...

Preciso mesmo ...

Por que ultimamente tenho só levado minha atenção para a Sibéria rs .

E por falar em amigos queridos ,  e pessoas especiais ...

Bilhetinhos de saudade;

Glauco (ta devendo a visita) , Carla G.(linda e sempre no coração), Adri (uma leonina especial),Sandra (minha madrinha), e muitas pessoas que mesmo longe estão num lugar especial no meu coração.

 

 

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 13:53:33
[   ] [ envie esta mensagem ]




Viajo  e navego

e assim a cada dia descubro uma

nova região dentro de minha alma .

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:50:57
[   ] [ envie esta mensagem ]




Fantasias não são Sonhos (parte I)

Um modelo longo tomara que caia, a saia de shantung ocupava bons metros de tecido.

Eu olhava para aquela vitrine, com um brilho nos olhos cintilante.

Quero tanto vestir esse longo e te roubar pra mim.

Quero observar você me medindo dos pés aos meus cabelos perfumados de orquídea.

Com aquele olhar que desnuda meus sentimentos, descobre minhas emoções, quebra minhas mascaras, que me faz ficar tímida...

- Grê? Onde você esta?

- Ai amiga, desculpe...

- Atendi ao telefone, e você ficou aí parada como se estivesse em outro mundo. Olha lá as vendedoras estão ate com medo rs.

- Ah Ale, viajei... Lê me espera, eu vou experimentar este vestido.

- Qual? ... Ah não me venha com a síndrome de Scarlett O`Hara.

- Só um minuto Ale.

Entrei no provador, e em segundos eu eira estar linda. Não pensava mais em problemas, milhas, nos meus afazeres, nas decisões que tenho que tomar, em nada.

Dividi minha intimidade com aquele vestido cintilante. Meus segredos e minhas vontades estavam bailando dentro daquele tecido.

Em um segundo eu cheguei a pensar, que infantil que você é Greicy, que tola.

Abri o provador, as vendedoras;

- Nossa, que lindo, parece que foi feito especialmente para você...

- Droga, será que ela escutou meus delírios rs?

- Grê você esta deslumbrante. (diz a Ale)

E eu estava mesmo, linda, e em segundos meu delírio fashion se tornaria mais um talvez, uma remota possibilidade de meus desejos se tornarem reais.

Pego o cartão da loja, é lógico que estou interessada no vestido. Mas falta o cenário rs.

Falta à trilha sonora, aquela que você escolhe com tanto cuidado, falta a melodia dos seus olhos,falta o brilho da sua voz. Sim nesta ordem mesmo, som dos olhos e nuances da voz.

- Ô Grê, você esta muito viaje hoje.Isso é um escape?

- Lê, não estou viaje, estou fantasia hoje. È bem diferente.

- Fantasia. Pra que? A realidade não permite fantasias. Deixa de graça.

 

E enquanto isso eu, a virginiana mais objetiva do zodíaco fica fantasiando, deixando a imaginação correr solta por caminhos mágicos, onde tudo é possível naquela fração de segundo. Ate porque todo mundo sabe, sem idéia não existe realização.

As fantasias hoje são essenciais pra mim.

 Elas mesmas, essas que causam impacto no mundo exterior enquanto modelam e organizam meu mundo interior.

 Onde a vida se torna mais cheia de poesia, música, cor e flor.

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:49:10
[   ] [ envie esta mensagem ]




Fantasia não é sonho ... (continuação)

Fantasias não são sonhos.

 Nos sonhos, nosso inconsciente inventa uma história, ou reúne fragmentos, e através dos símbolos descarregam varias informações aprisionadas na mente e nas emoções.

Agora as fantasias... Essa é a tirada da mascara.

Nós as criamos em parte com o consciente, para depois percorrer os caminhos deliciosamente insensatos dos devaneios.

 Sendo assim, você é responsável por elas...

 Tchanannnnnnnn.

 E as figurações tão intimas e reveladoras sempre dizem algo sobre a verdadeira personalidade do seu criador.E por elas parecem tão tolas, temos vergonha de exibi-las.

Então falamos com naturalidade sobre nossos erros, sobre sentimentos, e também sobre nossas limitações.

Mas escondemos as fantasias como um tesouro que ninguém merece compartilhar conosco. Que bobagem. ! .

 Acabei de falar sobre a mujer O ‘Hara dentro de mim rs.

 Detalhes... Hum... Não conto rs.

 

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:44:06
[   ] [ envie esta mensagem ]




A medida do homem não esta naquilo que ele alcança,

mas naquilo que almeja alcançar .

Kallil Gibran

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:39:07
[   ] [ envie esta mensagem ]




Pensamentos

 

 

Pensamentos...

De tudo o que estou vivendo , de todas as dúvidas tenho, de todas as decisões , e de tudo o que estou temendo, chego a uma conclusão sobre ... pensamentos .

 

Quais pensamentos estão a favor das ações práticas?

Não basta a idéia ser nobre.

Embora possa até parecer elevado, mas o fato é que  um pensamento que não gera um ato , sempre gera uma confusão.

O pensamento como semente da ação, tem uma importante missão;

a de informar e alinhar.

 Mas no contrário ela não germina , ela engana e desinforma.

Ahhhhhh pensamentos...

Sim, eu prefiro as emoções.

Mas elas sozinhas também quase nada, ou muito pouco podem fazer neste holograma de acontecimentos e pedidos de mudança em minha vida.

Confusa eu ?

De jeito nenhum , até porque na pratica qualquer desligamento entre sentimentos e pensamentos é inviável .São processos diferentes mais inseparáveis .

As Emoções tem que estar em paz , para que haja clareza no pensamento.

E o pensamento tem que estar claro para que haja tranqüilidade nas emoções.

 

Naturalmente somos donos de nossas vidas.

Então o que fazemos  com o poder e a força  que temos disponível para definir o rumo dos nossos sentimentos e pensamentos?

 

Estaremos já preparados e disposto a usar o poder do pensamento- sendo autores e diretores dos nossos próprios sentimentos e pensamentos- ou ainda preferimos ser arrastados pelas circunstancias externas?

 

Sem estress ,são só pensamentos ... rs



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:31:58
[   ] [ envie esta mensagem ]




Goya

Masp traz séries completas de gravuras do espanhol Goya
THOMPSON LOIOLA
Da Redação


A comemoração dos 60 anos do Masp, em 2007, traz ao museu paulistano a partir deste domingo, 18, uma grande exposição de um dos nomes mais populares da arte: o espanhol Francisco de Goya (1746-1828). Trata-se de 218 obras, pertencentes ao acervo da instituição Caixanova, da Espanha, que constituem quatro séries completas do artista: "Os Caprichos", "Desastres da Guerra", "Tauromaquia" e "Provérbios ou Disparates".

O curador do Masp, professor e crítico Teixeira Coelho, não pensa que a exposição seja para uma visita apenas, não só pelo volume de peças, mas também pelo conteúdo das imagens. "Sabemos que a distância entre as pessoas e a arte é muito grande, mas esperamos que reconheçam a oportunidade de ver esta coleção. A cada vez que olho, as gravuras se revelam mais impressionantes, bem-acabadas, cheias de detalhes técnicos. Goya é também um repórter e um precursor do surrealismo."
"Os Caprichos"
A primeira série, "Os Caprichos", foi produzida entre o fim de 1797 e começo de 1798, e lançada com um anúncio no jornal Diário de Madrid, em fevereiro do ano seguinte. No texto, atribuído a um amigo do artista, é patente uma preocupação em explicar o uso da caricatura, força impactante que marca o trabalho de Goya, como um recurso artístico, bem como o distanciamento da representação fiel da natureza. Traços físicos e morais eram exagerados com a intenção de expressar uma discussão sobre valores, explicitar o ridículo "e exercitar ao mesmo tempo a fantasia do artífice".

"Desastres da Guerra"

A carga política de um momento conturbado da Europa (a Revolução Francesa, suas repercussões e os levantes populares na Espanha) transparece em "Desastres da Guerra". Mais sombria do que a série anterior, acontece em um momento em que Goya já estabelecera boa reputação como artista, o início do século 19, e muitas das 80 imagens apresentam cenas de sublevações testemunhadas pelo artista em cidades como Zaragoza, Aranjuez e Madri, além de conseqüências dos conflitos: fome, miséria, egoísmo e violência. São dessa mesma época outras obras famosas como as "Majas", a vestida e a desnuda

"Tauromaquia"
"Tauromaquia" penetra nas raízes culturais da Espanha, em imagens dramáticas das touradas. Menos polêmica do que a série anterior, parece ter sido a temática ideal para o cenário de reativação da censura e da Inquisição e a crise financeira em que vivia o artista. A série foi confeccionada em chapas de cobre inglesas, com o uso da água-forte (ácido nítrico diluído em água). Após recobrir o metal com um verniz protetor, o artista faz o desenho e mergulha o conjunto em ácido, obtendo os sulcos onde a tinta será colocada. A repetição do processo permite a variação das profundidades e tonalidades do produto final.

"Provérbios ou Disparates"
A última série em cartaz no Masp, "Provérbios ou Disparates", foi feita já na maturidade do artista, provavelmente a partir de 1815. Apresenta uma combinação elaborada de técnicas de gravação em água-forte e água-tinta (em que o ácido aplicado age diretamente sobre o metal), com detalhes em ponta-seca (estilete de aço temperado ou diamante com que se riscava a matriz). Os desenhos preparatórios, feitos com sanguínea aguada (lápis de óxido de ferro avermelhado) e armazenados no Museu do Prado, em Madri, revelam que em "Provérbios e Disparates" aconteceram as maiores mudanças entre os rascunhos e as obras. Motivos oníricos e títulos herméticos levam especialistas a considerarem essa série de Goya a mais complexa do artista.

Goya: As gravuras da coleção Caixanova
QUANDO - 18/3 a 21/5
ONDE - Masp (Av. Paulista, 1578 - Cerqueira César - São Paulo - SP. Fone: (11) 3251-5644. Horário: terça a domingo, das 11h às 18h.
QUANTO - R$ 15 (inteira) e R$ 7 (estudante), gratuito para menores de 10 anos e maiores de 60 anos.

fonte - uol



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 22:48:03
[   ] [ envie esta mensagem ]




Saindo agora...

Pronto , eu não estou aguentando.

È fato, quando estou sobre minha lua especial

tenho uma necessidade de mais açucar.

penso; Greicy , voce ama gelatina vai na cozinha prepara aquela maravilhosa de Morango.

Mér...

Eu quero  o estupendo e delicioso sorvete da Haagen Dazs.

Não , não quero do Fredíssimo.

Nem da Parmalat.

Por isso estou nesse exato momento, fechando este notebook e ...

partindo rumo ao pão de açucar mais próximo.

 

 

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:52:18
[   ] [ envie esta mensagem ]




Manifestações do feminino

A manifestação do feminino une ciencia e misticismo

Coração e mente

E gera uma qualidade suficientemente intensa de substancia

Que acentua e ilumina a qualidade de vida em toda parte .



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:18:36
[   ] [ envie esta mensagem ]




Criações de um homem

As criações de um homem que ama são sublime.

Ele integra e atua com a coragem e a ousadia que

o mergulho no princípio feminino

desafia.



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:15:19
[   ] [ envie esta mensagem ]




Sagrado

O grande circulo solar do nascimento e morte das estações é reproduzido numa

dimensão mais intima no ciclo de 28 dias da lua,

que nasce, que cresce, fica cheia e lentamente mingua.

A última fase lunar corresponde simbólica e fisiológicamente ao ciclo menstrual da mulher.

Muitas vezes ouvimos falar

que a menstruação são "as lagrimas do útero".

 Isto quer dizer que temos mensalmente dentro de nosso

Universo, a morte e o renascimento.

Independente de quantos dias o fluxo mestrual dure, temos que  prender a lidar com ele de maneira a

tirar maior proveito desta grande dádiva que o feminino nos presenteia.

Assim no seu primeiro dia, observe como voce lidou com sua energia no decorrer do mês.

A libído , o periodo fértil, o recolhimento, o êxtase, a força, a expansão, o prazer , a liberadade,

a fluidez...

E não o faça tentando identificar responsáveis e nem se justificando, avalie-se  com a

honestidade que deve caracterizar uma mulher que realmente quer crescer e se liberar.

 Perceba o que gostaria

de mudar e o que deve ser eliminado, entenda o que te traz energia e o que te faz perder energia.

Aproveite esse tempo especial, marque um encontro com voce, com sua alma , presente e atuante.

Com certeza é uma experiencia cheia de surpresas positivas, e consciencia.

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:10:46
[   ] [ envie esta mensagem ]




Experiências deliciosamente inexploradas

 

Todos os limites arquetípicos infelizmente são inseridos na nossa psique quando

ainda somos muitos jovens e incapazes de ter uma opinião própria ou de oferecer resistencia

a essas tarefas  que nos impõe padrões não saudáveis e distais da nossa força e essência.

E a não ser que sejamos capazes de desafiar essas imposições , elas acabam se

tornando leis .

Não tenha medo de tirar uma folga, de correr atras dos seus sonhos

de se conheçer veradadeiramente. Acorde imediatamente .E tenha certeza

que não é necessário voltar para dentro do útero para retornar ao lar da alma.

Isso é indispensável  para quem valoriza sua verdade interior,

suas questões vitais e sua individualidade ,

características que a fazem ser única e diferenciada do todo e de qualquer ser ao seu redor.



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 22:57:43
[   ] [ envie esta mensagem ]




Sentidos

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 02:36:03
[   ] [ envie esta mensagem ]




Mapa astral

No momento em que voce estava mais perto das estrelas

e as cúspides do presente se tornaram novas portas astrais

 Desejei a voce flores e cores

 todas as nuances dos aromas 

 os melhores sabores

 poesia 

 e todos os efeitos especiais  ...



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 02:30:44
[   ] [ envie esta mensagem ]




A vida precisa de um grande elenco de sentimentos e sensações para povoar todo

o enredo das emoções.

Grê Gaia Lee



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 01:48:29
[   ] [ envie esta mensagem ]




... Um pouco mais de amor

    Alegria e malícia...



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 01:15:25
[   ] [ envie esta mensagem ]




Existe um grande diferença entre saber os fatos

E ouvir os detalhes...



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 01:12:23
[   ] [ envie esta mensagem ]






Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:15:56
[   ] [ envie esta mensagem ]




"si me dieras un poco de silencio/ tan solo/ un poco/ y me oyeras/ si escucharas el sonido de las astillas de vidrio haciéndose/ polvo/ en mi sangre/ y lo más cercano al rumor/ que oculta la desesperación"... Estamos, pues, en el terreno del pudiera, del podría. Libro de la espera, Los trabajos interminables es deseo vuelto escritura, acechanza del otro largamente esperado y deseado, el otro que nos completa y plena: "¿podré?/ y ya sé que podrá usted/ ahora que estoy sin mirarte/ ¿qué haré?/ la sal enmudece en el deseo/ una astilla de este amor que me detiene/ y pregunto:/ ¿podría usted?"...

María Antonieta Flores



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:14:42
[   ] [ envie esta mensagem ]




Interação dos Opostos

Os elementos giram em sentido horário, Ar  e Terra (movimento e estrutura) no centro se encontra um Urobóro, símbolo da estabilidade no meio do movimento, de plenitude e verdade, no qual os processos de criação e destruição estão unidos . Os círculos são expansões energéticas e nos trazem a idéia do processo harmonioso, produto da interação dos opostos.

A mudança é a base da estabilidade. Aquilo que muda, que sabe se adaptar aos novos tempos, permanece;aquilo que rigidamente tenta manter-se imóvel, se quebra.



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 23:06:04
[   ] [ envie esta mensagem ]




Diz  uma máxima  hermética que a força jamais se movimenta em uma linha reta ,

mas sempre em uma curva tão vasta quanto o Universo, retornando eventualmente,

por conseguinte , ao ponto de onde partiu

só que num arco superior

já que o Universo se expande continuamente.

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 22:53:38
[   ] [ envie esta mensagem ]




A consciência é  como o fogo,quanto mais consciente você se torna , menos pensamentos entram . (osho)



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 22:51:06
[   ] [ envie esta mensagem ]




Quando definimos algo, necessariamente estamos definindo ou inventando seu oposto.

O trabalho de um iniciado ,é atingir a unidade existente por trás da polaridade

sendo o caminho da integração, e não da afirmação de um determinado aspecto

em detrimento de seu oposto complementar  e o que leva a alguma parte.

Eu cresci em cada momento único .

Em cada rosa, em cada despedida. Em cada parte minha que dividia com você.

Obrigada por ter sido  ...por ter  feito , e  ter acontecido .

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 22:48:28
[   ] [ envie esta mensagem ]




Zambra

 

El nombre procede del ruido de algunos instrumentos o del bullicio. En castellano antiguo se designaba así a una fiesta morisca con música y algarabía. Después tomó el nombre de otra fiesta semejante de los gitanos que hoy en día ha perdido su carácter improvisado y se representa como un baile para los turistas en las famosas cuevas de Sacromonte en Granada. Se caracteriza por ir acompañado de guitarra y cante sin excesiva gracia por lo rutinario y monótono de su ritmo, lo que demuestra su evidente raíz folclórica.

Baile

Es un baile muy antiguo compuesto, a su vez, por otros tres: la alboreá, la cachucha y la mosca, que simbolizan los momentos de la boda gitana. Esta mímica reflejada en la danza, propia de los pueblos primitivos, pretende poner de manifiesto la antigüedad del baile. Popularizado en los años cuarenta y cincuenta por Manolo Caracol y Lola Flores, se presta mucho a la estampa teatral, al situarse el cantaor junto a la bailaora exteriorizando con gestos y ademanes el contenido de la copla. En la actualidad está muy comercializado de cara al turismo en las cuevas de Granada.
Su compás es un 2/4 lento.

1 2 3 4 / 1 2 3 4 / 1 2 3 4

Guitarra

Se toca por en medio y por arriba únicamente, aunque lo más usual es hacerlo por en medio y como se toca en LA mayor y SI bemol mayor, su tónica es RE menor. Es necesario el uso de cejilla para buscar la tonalidad del que vaya a cantar.

Cante

Más que un cante se le considera una canción aflamencada debido a la profusión de versiones orquestadas a partir de la década de los cuarenta. Algunas de las más conocidas han sido La Salvaora y La Niña de Fuego, originales de Quintero, León y Quiroga. A su difusión y popularización contribuyó de forma decisiva Manolo Caracol. Hoy en día no es un estilo muy practicado a pesar de sus posibilidades de lucimiento.



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 00:15:04
[   ] [ envie esta mensagem ]




Seguirilla

 

Deformación fonética de seguidilla, diminutivo de seguida, cierto baile antiguo). Se puede escribir de varias maneras: seguiriya (la más habitual), siguerilla, siguiriya,... Junto con las soleares son el componente máximo del flamenco. Es un cante muy jondo, o sea, con muy poca letra y mucho quejío. Hay que interpretarla con mucho sentimiento y temperamento. Es un baile austero, severo, muy estilizado y ritual, y alterna suaves marcajes con zapateados. Se adapta muy bien al acompañamiento de palillos, bata de cola y/o mantón.

Baile

Baile de los más jondos, como corresponde a su cante. Es sobrio, recio, patético y ceremonial, no admite adornos fáciles. Se interpreta con un compás lento y pausado. Combina pasos de punteado con desplantes, que en este caso son fuertes redobles, incluye escobilla en la parte media del baile. El paso fundamental consiste en un andar rítmico, con golpes secos, sonoros y cortados, avanzando y retrocediendo el bailaor sobre el mismo sitio. La solemnidad también se manifiesta en el arranque y la salida, que se suele realizar dando un largo paseo. Pueden bailarla indistintamente hombres o mujeres y se requiere un gran temperamento. El primer bailaor de este estilo o al menos quien lo difundió fue Vicente Escudero y, posteriormente, Pilar López introdujo el toque de castañuelas.
Sigue un compás de doce tiempos mixto o alterno. La medida es algo compleja:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Sin embargo, los flamencos lo enseñan a los que se inician en este arte de una forma más simple, en cinco tiempos, con el siguiente procedimiento:

Pan, pan, pan, morcilla, morcilla (y vuelta a empezar).

Guitarra

Se acompaña siempre por medio en tonos modales, aunque a veces presentan leves apoyos en acordes mayores. Estos tercios se denominan "acabalados", por su similitud con el cabal.
Sus tonos base:
LA - SI bemol
Para buscar otro tono al cantaor es necesaria la cejilla, porque siempre se toca en la misma posición de mano izquierda. Las únicas modulaciones durante el cante son: LA mayor y SI bemol mayor, y cuando se canta "el macho" se hace la sucesión de RE menor, DO mayor, SI bemol mayor y resuelve en LA mayor.

Cante

Musicalmente no tienen relación con la seguidilla castellana. Es un cante dramático, fuerte, sombrío y desolador, que está considerado como uno de los estilos más característicos de la esencia jonda del cante flamenco. Apareció a finales del siglo XVIII y se acentuó su práctica a principios del XIX. Se derivan de las tonás primitivas y ofrecen tres lugares básicos de origen: Cádiz y los Puertos, Jerez y Triana (España).
Es un cante con cuatro versos, los dos primeros y el último, por lo general, heptasílabos, y el tercero endecasílabo. Las hay también de tres versos, de los cuales el primero y el tercero son hexasílabos y el segundo, endecasílabo. En este caso, se repite el segundo verso al cantarla.



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 00:14:57
[   ] [ envie esta mensagem ]




Arbítrio do destino

Uma epopéia cósmica revoluciona meus conceitos e vincula alguns aspectos ligados aos prazeres do amor ao arbítrio do destino.

Ser presente não é o mesmo que estar presente e isso é facilmente observado nas relações.Eu tenho uma sensibilidade e eloqüência que poeticamente me faz querer a religião da arte , que me faz querer o mais especial, o melhor de mim, o mais gostoso do amor.

Enquanto livre eu canto e danço o amor , sou poetisa e musa inspiradora, canto com uma profundidade impar  este território sagrado, me encontro com a profunda raiz do mistério com intimidade e coragem.

E o que me deixa alucinada, empolgada , apaixonada , é essa metafísica do instante , essa amalgama alquímica dos corpos , esse psiquismo todo envolvido, essa mágica da vida toda acontecendo dentro do Universo.

Eu me torno excessiva por ignição necessária, eu crio partituras imensas e entrego todas as cifras com alegria e prazer. O estético na minha composição não é prioridade, as intenções , o alimento , os desejos , o brilho dos olhos é a voz única que dilacera e envolve qualquer molde já visto.

Eu gosto de decifrar este enigma que existe em cada sentimento, eu gosto de mergulhar nesta respiração original, gosto de viver os contrastes que ditam os ritmos das sintonias que se criam.Por que geralmente esses enigmas existem antes de nós , antes de mim, antes de voce . E decifrar é participar ativamente do tempo, do espaço , do amor , da dor, do sentido e do sentimento. Seja ele qual for. Esteja ele aonde for.

 Então cultivo sim, todas as parábolas com jasmim ou com vinho, ritualizo com a mais sagrada perola do jasmim, ou a mais especial safra de uvas .E vivo assim , só para ser , e mais ser .Por isso a insistência em viver esse enigma e chegar tão perto do abismo.

Eu amo essa inocência original, que impede a terrível dissolução do ser , do amor, do querer.Eu adoro essas fatias de linguagem possíveis. O ritmo ofegante nas palavras que podem ou não ser constantes, essa vontade de nascer onde cada palavra traz contida nesta relação de linguagem e amor.

Essa  magia que acontece com as palavras quando o corpo não esta perto.Esse desafio que o enigma propõe quando de fato , não existe outro jeito.

Esse logos da imaginação , essa gravitação legitima em torno do movimento gerador de tudo o que sentimos , essa respiração que não para, e mesmo que migre para uma outra galáxia, numa outra dimensão nunca terá perdido o movimento, o múltiplo  e o interesse  por conta da imobilidade física.E isso é puro , é único , é meu  e talvez seja seu .Nas imagens e nas lembranças a busca do mistério e o impulso do conhecimento vivem por ressuscitar  a consciência do primeiro movimento enigmático que metamorfoseou-se até voar para longe . Não tão longe que não se possa achar...

Grê Gaia Lee



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 00:14:49
[   ] [ envie esta mensagem ]




 

A única coisa que realmente temos são os nossos pensamentos e não os pensamentos dos outros.

A memória não se realiza no "tomar notas" num cadernos. Seu lugar é outro. Quem disse uma teoria da memória da forma mais curta é a minha querida Adélia Prado: " Aquilo que a memória ama fica eterno".

É o amor que eterniza o saber.

Estava errado o magnífico Leonardo Da Vinci  que disse que só podemos amar o que conhecemos. Dentre todos os milhões de objetos de conhecimento que me cercam, como escolher aquele que vou conhecer para depois amar? A busca seria infinita. A verdade é o oposto. Quando um objeto me fascina -  e é isso que caracteriza uma relação amorosa, o fascínio - então eu me debruço sobre ele para conhecê-lo. Não é por acidente que os escritores sagrados tenham usado o verbo "conhecer"  para se referir ao que acontece entre os amantes

O mestre não é aquele que anuncia saberes. é aquele que seduz os seus aprendizes para o fascínio do mundo.

Aprendemos porque queremos "fazer amor" com um objeto.  Um pianista aprende as dificuldades da técnica para fazer amor com o piano. Um enxadrista aprende as imensas estratégias e variações do jogo para fazer amor com o tabuleiro e as peças."

 

Rubem Alves



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 00:14:41
[   ] [ envie esta mensagem ]




Rosa

“la rebelión consiste en mirar una rosa”



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 00:14:34
[   ] [ envie esta mensagem ]




Reservado

 

 

Chego em casa, tiro os sapatos

 abro as janelas

 beijo minha filha

 e sigo rumo a cozinha.

Ou melhor volto até a sala .

 Pego o reservado do sábado e coloco na geladeira.

 Sábado ainda não existe, e tudo o que estava reservado para o sábado esta disponível hoje , sem mais , nem um pouco menos.

Passo pela área de serviço,descubro minha Bailaora flamenca de argila , que ainda parece só uma saia de pé com braços levantados, cubro-a novamente com os panos úmidos .

O Goya não pode escutar minha voz, já começa latir, quer colo ;

- Goya , preciso de um banho , espera chocolatinho (ele é chocolate rs)

Um banho maravilhoso, perfumado e na temperatura exata faz o dia ganhar mais horas... E eu vou mergulhar nestas horas que este banho revigorante me deu.

Milhões de coisas na cabeça , sentimentos a flor da pele , pele a flor dos desejos , e desejos nem sempre acontecem na medida em que gostariamos . Isso quer dizer  a flor esta P da vida com os desejos da pele rs.

Um vinho forte, encorpado , com personalidade ,quase flamenco vai ficando mais perto das palavras que vão se empilhando uma a uma , buscando uma sonoridade, buscando uma harmonia , buscando se possível uma poesia.

È o momento de abrir uma pausa no tempo, e apresentar o rubro e forte Syrah as minhas próximas horas.

A madrugada já cobre a noite , na taça o vinho descansa esperando minha atenção, minha presença.

O céu não abriga muitas estrelas hoje, então envio através do vento meu desabafo.

 Numa cumplicidade entre a noite e a luz  do abajour a música e uma solitude  eu bebo o primeiro beijo do vinho.

Ele, que ainda tinha mais dois dias reservado para só ser, mergulha hoje , sem pressa, dentro dos meus sentidos ampliando toda a espiral mágica e encantadora que prometia.

Penetro meus pensamentos com mais ternura e preencho meus momentos com mais lucidez com o leve torpor lúcido de quem mergulha com as estrelas sem nunca duvidar do céu que a protege ,abraça, que  recebe.

E moldo com o vinho nas próximas taças 

 a força , e a presença ,de toda a cumplicidade e respeito que tenho por meus sentimentos mais nobres e intensos...

Grê Gaia Lee

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 00:14:27
[   ] [ envie esta mensagem ]




Desbocada

Estou na cozinha terminando de fazer a salada para o jantar, passam os três furacõezinhos famintos, Jade Tainá e Julia.

Como elas escutaram o latinho do Goya , foram direito para a sala sem pit stop na cozinha.

Bem baixinho escuto as meninas rindo , e a Jade dizendo

- Ai , minha mãe vai ficar louca da vida!!

Na hora já fiquei com as orelhas em pé, só esperando o que viria ...

- Mãeeeeeeee

- O que filha ?

- Voce vai ficar brava ?

- Já fiquei...

Nisso as meninas rindo em tom um pouco mais alto

- Vem cá mã...

Bom eu lavo as mãos , enxugo vou pisando em passos leves e lentos

- O que Jade?

- O Goya ...

- O Goya o que Jade ?

- ele fez xixi no tatame

- Merda ! merda !

 Pronto,  mais uma vez eu falei merda com ênfase ao lado das amiguinhas da minha filha , que ficam rindo mais ainda de mim ...

Merda !

 

 

 



Escrito por Gaia, deixe sua rosa aqui. às 00:14:19
[   ] [ envie esta mensagem ]


[ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
BRASIL, Sudeste, SAO PAULO, Mulher, de 26 a 35 anos
Histórico
  16/11/2007 a 30/11/2007
  01/11/2007 a 15/11/2007
  16/10/2007 a 31/10/2007
  01/10/2007 a 15/10/2007
  16/09/2007 a 30/09/2007
  01/09/2007 a 15/09/2007
  16/08/2007 a 31/08/2007
  01/08/2007 a 15/08/2007
  01/07/2007 a 15/07/2007
  16/06/2007 a 30/06/2007
  01/06/2007 a 15/06/2007
  16/05/2007 a 31/05/2007
  01/05/2007 a 15/05/2007
  16/04/2007 a 30/04/2007
  01/04/2007 a 15/04/2007
  16/03/2007 a 31/03/2007
  01/03/2007 a 15/03/2007
  16/02/2007 a 28/02/2007
  01/02/2007 a 15/02/2007
  16/01/2007 a 31/01/2007


Categorias
  Todas as Categiorias
  Link
Outros sites
  Para mulheres
  Para participar
  Amigos
  Para participar
  Para conheçer
   Flamenco
  Amigos
  Amigos
  Para mulheres
  Para divertir
  Para divertir
  Amigos
  Amigos -GN
  Para escutar
  Para escutar
  Tocar os sentidos
  Flamenco
  Para conheçer
  Para escutar -Jazz
  Par conheçer
  Para fazer
  Para participar
  Para ver o céu
  Para conheçer
  Para escutar -Jazz
  Para conheçer
  Para conheçer
  Para divertir
  Vegetariano
  vegano
  Herbario - Informações
  Textos sagrados
  amiga e especial
Votação
  Dê uma nota para meu blog